ADÃO FOI O PRIMEIRO HOMEM?
Para você que leu o título e acha que isso é heresia, devo afirmar que acredito na Bíblia e creio que Ela é a Palavra de Deus, infalível e inerrante. Desta forma, creio que tudo o que as Escrituras Sagradas dizem é verdade absoluta.
Contudo, existem questões que passaram a ser aceitas como verdade, porém a Bíblia não as afirma em nenhum momento. E, muito embora, pareça lógico que Adão e Eva sejam pais de todos da nossa espécie, em momento algum a Bíblia descarta a hipótese de ter havido outra raça humana antes de Adão.
O que estou defendendo aqui, é que o homem criado em Gênesis 1 e o homem formado em Gênesis 2 são distintos. Existem diferenças básicas de um para o outro. O termo hebraico Barah (usado em Gn 1:27) é comumente utilizado nas Escrituras para designar alguma coisa criada do nada. O homem Adão não foi criado do nada. Em Gn 1, homem e mulher são criados simultaneamente, em Gn 2 existe uma sequência: primeiro homem e depois
mulher. O homem de Gn 1 recebe mandamentos relativos à Terra, o de Gn 2 específicos para o jardim.
É claro que existe uma ideia teológica de que existam fontes diferentes para o Pentateuco e, assim, estas fontes explicariam estas divergências. Contudo, é preciso estar consciente de que tal ideia não se sustenta. Ainda que aceitássemos a hipótese de autores diferentes terem escrito o Gênesis (o que devo afirmar que não acredito. Acho que o pentateuco teve um único autor e algumas atualizações ortográficas e geográficas posteriores, mas sem alterar o conteúdo), é ponto pacífico que o autor real é apenas um: Deus. Portanto, estas divergências não podem ser explicadas pela presença de mais autores, com ideias divergentes.
O pressuposto levantado aqui explicaria algumas questões difíceis de serem esclarecidas. Por exemplo: de quem Caim tinha medo quando disse que quem o encontrasse o mataria? (Gn 4). A união entre as duas raças poderia esclarecer o casamento entre os Filhos de Deus e as filhas dos homens de Gn 6. Além disso, muitas descobertas científicas que apontam uma idade mais antiga para os seres humanos do que a de Adão não contradiriam as Escrituras.
Esta raça, certamente, foi extinta no dilúvio, mas podem existir fósseis destes seres. A raça humana que existe hoje é descendente de Noé e, portanto, de Adão. Se estava presente em Noé algum traço genético da outra raça (devido à mistura citada) não há como sabermos. Todavia, a existência desta raça parece ser bem aceitável em uma análise bíblica, como a que realizamos aqui.