Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A TEOLOGIA LIBERAL

Por Pr Elton Gomes Lucas

Há pouco tempo estive lendo um livro que tinha um título pomposo: O Livro de Ouro da Bíblia. Durante a leitura, pude perceber que o autor era alguém que colocava sérias dúvidas em relação à inspiração divina das Escrituras. É interessante que as Escrituras nunca questionaram o fato de terem inspiração divina. É interessante também que durante dezoito séculos a igreja não duvidou desta condição.

A Teologia Liberal foi um movimento que, influenciado pelos pensadores iluministas e por outros movimentos, começou, a partir do final do século XVIII e até o início do século XX, a questionar a autoridade da Bíblia. Antes mesmo deste questionamento, a autoridade e historicidade dos milagres de Cristo já começaram a serem questionadas pelo alemão Friederich Schleiermacher.

Depois vieram aqueles que começaram a julgar que a experiência individual vale mais que a revelação escrita (aqueles que acham que as profecias podem substituir a palavra de Deus agem da mesma forma. Toda revelação individual deve ser tratada individualmente. O geral deve ser aplicado nas situações individuais, mas o individual não pode ser aplicado no geral).

Basicamente, os teólogos liberais partem sempre dos mesmos princípios:

1 – A Bíblia foi escrita por homens, com ideias de homens e, desta forma, não é inspirada pelo Espírito de Deus.

2 – O que a igreja acreditou durante 18 anos deve estar errado, assim, Paulo não escreveu as pastorais, Moisés não escreveu o pentateuco, etc.

3 – Deus não é capaz de revelar o futuro, destarte, se um livro fala de alguma coisa que aconteceu depois, necessariamente ele tem que ter sido escrito após o fato ocorrido.

O que chama muito a atenção é que a teologia liberal se desenvolveu muito no meio protestante, sendo que uma das bases da reforma é o “sola scriptura” como fonte teológica. Como posso usar como única base teológica uma palavra na qual não acredito, ou acredito com reservas.

Até gosto de ler alguns teólogos liberais, Alguns são bons crentes. Contudo, não dá para tirar a minha crença ampla, total e irrestrita nas Escrituras da minha religiosidade. Sem a Bíblia a igreja fica sem chão, sem base. Por isso, me perdoem os liberais, eu fico com a Bíblia e se acreditar que Ela é a Palavra de Deus e não questionar suas verdades, se crer que Ela é infalível e inerrante, é ser chamado de fanático fundamentalista, para mim tudo bem, sou fanático, fundamentalista e apaixonado pelas Escrituras.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.