Lição de Célula 2 – Deus existe?

Quebra-gelo – Cada aluno deve escolher uma coisa que não está presente no local e apresentar argumentos que provam que aquela coisa existe.

Introdução

  • Todas as pessoas têm uma intuição íntima de Deus, embora não reconheçam essa intuição e não o reconhecem como Deus (Rm 1 e 2).
  • Evidências nas Escrituras – A Bíblia pressupõe desde o início que Deus existe.
  • Evidências na Natureza – Deus é percebido por meio das coisas criadas.

 

Primeira parte: Argumentos de Tomás de Aquino

Primeiro motor imóvel: esta primeira via supõe a existência do movimento no universo. Porém, um ser não move a si mesmo, só podendo, então, mover outro ou por outro ser movido. Assim, se retroagirmos ao infinito, não explicamos o movimento se não encontrarmos um primeiro motor que move todos os outros;

Primeira causa eficiente: a segunda via diz respeito ao efeito que este motor imóvel acarreta: a percepção da ordenação das coisas em causas e efeitos permite averiguar que não há efeito sem causa. Dessa forma, igualmente retrocedendo ao infinito, não poderíamos senão chegar a uma causa eficiente que dá início ao movimento das coisas;

Ser Necessário e os seres possíveis: a terceira via compara os seres que podem ser e não ser. A possibilidade destes seres implica que alguma vez este ser não foi e passou a ser e ainda vem a não ser novamente. Mas do nada, nada vem e, por isso, estes seres possíveis dependem de um ser necessário para fundamentar suas existências;

Graus de Perfeição: a quarta via trata dos graus de perfeição, em que comparações são constatadas a partir de um máximo (ótimo) que na verdade contém o verdadeiro ser (o mais ou menos só se diz em referência a um máximo);

Governo Supremo: a quinta via fala da questão da ordem e finalidade que a suprema inteligência governa todas as coisas (já que no mundo há ordem!), dispondo-as de forma organizada racionalmente, o que evidencia a intenção da existência de cada ser.

 

 

 

Segunda Parte: OUTRAS TEORIAS

  • Ateísmo – Deus não existe. “Se você é cristão, não precisa acreditar que todas as outras religiões estão erradas de cabo a rabo. Se você é ateu, é obrigado a acreditar que o ponto de vista central de todas as religiões do mundo não passa de um gigantesco erro” (C S Lewis).
  • Politeísmo – Muitos deuses
  • Materialismo – Deus e matéria se confundem

 

Para Casa: Assistir no Youtube algum quadro do personagem Pedro Pedreira na Escolinha do Professor Raimundo.

 

 

Lição de Célula – 1 Quem é Deus?

Quebra Gelo: Cada aluno deve ser desafiado a definir Deus em uma palavra

Introdução: Em que a Humanidade crê?

ACREDITAM EM ALGUMA ESPÉCIE DEUS NÃO ACREDITAM EM DEUS

Ateus

Agnósticos

Deus Pessoal Panteísmo
Monoteísmo Politeísmo  Hinduísmo
Uno Trino
Judeus

Mulçumanos

Zoroastrismo

Cristãos

 

Primeira Parte: O que Deus não é

  • Deus não é um Tirano que governa o Universo, buscando falhas nos súditos – Toda ideia de Deus como um ser todo poderoso é correta, porém, a ideia de Deus usando esse poder para impor sua vontade é falsa
  • Deus não é o Vovô bondoso que mima os netinhos. Essa ideia de Deus é contrária a primeira, mas também está errada.
  • Deus não é o um grande negociador – pensar em fazer barganhas com Deus é um dos maiores erros em que podemos incorrer.

 

Em síntese, devemos descartar a ideia de retribuição, isso é, a ideia de que Deus castiga e recompensa segundo aquilo que fazemos, pois isso anularia a Graça Divina (favor imerecido); criaria uma forma de manipulação de Deus (se eu fizer isso, Ele é obrigado a me abençoar) e confirmaria como verdadeira a doutrina dos amigos de Jó, que Deus rejeitou.

 


 

Segunda Parte: O que Deus é

  • Eterno – Deus está fora do tempo e já existia antes do tempo existir, pois Ele criou o tempo. Quando a Bíblia se inicia com a expressão “No Princípio”, ela está se referindo ao princípio do tempo. Dessa forma, antes do princípio, o tempo não existia, mas Deus sim. Portanto, Ele não está subordinado ao tempo.
  • Imaterial – Segundo a física, tempo, espaço e matéria estão totalmente interrelacionados. Assim, tudo o que é matéria, ocupa um lugar no espaço e um momento no tempo. Tudo o que ocupa um lugar no espaço, é matéria e ocupa um momento no tempo e tudo o que ocupa um momento no tempo, é matéria e ocupa um lugar no espaço. Deus é o Criador das três coisas: tempo, espaço e matéria. Tudo o que Deus criou é matéria, ocupa um lugar no espaço e um momento no tempo. Assim, só Deus não é matéria, é Onipresente (não ocupa um lugar no espaço) e é Eterno (Não ocupa um momento no tempo).
  • Amor – o amor não é um sentimento que Deus tem, é a própria essência do Senhor. Esse amor é Ágape, um amor incondicional. Assim, Deus ama sem razão para amar. Segundo Philip Yancey, “Não há nada que podemos fazer para Deus nos amar mais. Não há nada que podemos fazer para Deus nos amar menos”.
  • Imutável – Tudo o que existe no Universo está em constante mutação. Deus não. Como afirma Tiago: “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”.

Para Casa: Assistir o filme A Cabana e responder quem é Deus a partir do personagem Papai.