PORQUE O CAPITALISMO NÃO DEU CERTO EM NENHUM LUGAR DO MUNDO?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

PORQUE O CAPITALISMO NÃO DEU CERTO EM NENHUM LUGAR DO MUNDO?

Pr. Elton Gomes Lucas

Escrevi um texto que questionava o porquê de o socialismo não ter dado certo em nenhum lugar do mundo. O texto atual mostra que, dentro de uma abordagem teológica, também o capitalismo jamais se estabeleceu de forma justa e igualitária dentro da sociedade.

Baseado no texto de Deuteronômio 25: 4. Citado por Paulo em I Co 9, onde o Apóstolo defende que tal texto se refere ao trabalhador humano injustiçado, concluímos que o socialismo partiu de uma questão realmente relevante. No texto abaixo, verificamos a situação da sociedade capitalista da época de Marx:

Num dos capítulos mais vibrantes de O Capital, Karl Marx dá especial atenção ao fato de que muitos empregadores de seu tempo estavam levando seus empregados à morte em condições horríveis. Citando relatórios de inspetores de fábricas e magistrados, sua descrição é repleta de detalhes incríveis. Numa indústria de rendas em Nottingham “crianças de nove ou 10 anos eram arrancadas de suas camas esquálidas às duas, três ou quatro da manhã e forçadas a trabalhar por salários de subsistência até dez, onze ou meia-noite, seus corpos encolhendo, seus rostos embranquecendo, suas condições humanas afundando num torpor de pedra, verdadeiramente horrível de se contemplar”. (Gareth Morgan, disponível em: < http://www.unifal-mg.edu.br/segurancadotrabalho/textosdiversos>).

Pelo fato de, como cristãos discordarmos de alguns pressupostos de Marx, tentar tapar o sol com a peneira ao afirmar que tais aberrações não aconteciam (aconteciam?) é simplesmente nos colocarmos de forma cega diante do poder corruptor do capital. Contudo, como demostramos no outro texto, Marx partiu do certo e chegou no errado. O diagnóstico era correto, mas o remédio proposto era completamente equivocado e, por isso, o resultado do socialismo foi o que vimos na história.

Voltando agora para o capitalismo, vimos que esse também denunciava uma situação extremamente enganosa: a ideia de que era pecado se enriquecer. Assim, o diagnóstico encontrado por Weber era correto. Só que, nesse caso, o remédio proposto foi o ideal. Para Max Weber, o capitalismo existe onde quer que se realize a satisfação das necessidades de um grupo humano, com caráter lucrativo e por meio de empresas. Ele estabeleceu como condição prévia para a existência do capitalismo moderno, a contabilidade racional do capital, como norma para todas as grandes empresas lucrativas que se ocupam das necessidades cotidianas.

Por isso, as empresas deveriam se apropriar de todos os bens materiais de produção, como: a terra, aparelhos, instrumentos, máquinas, etc. como propriedades de livre disposição. Pregou também, a liberdade do mercado, com referência a toda irracional limitação do comércio, não havendo, portanto, um mercado livre de trabalho, nem de produtos. Ele achava que a exploração econômica capitalista deveria progredir, desde que a justiça e a administração seguissem determinadas pautas. O trabalho livre resulta possível um cálculo racional de capital, isto é, quando existindo trabalhadores que se oferecem com liberdade, no aspecto formal, mas realmente estimulados pelo castigo da fome, os custos dos produtos podem ser, inequivocadamente, de antemão (Disponível em: http://resumos.netsaber.com.br/resumo-46487/o-capitalismo-sob-max-weber-e-karl-marx).

Não vejo nenhuma incoerência na afirmação acima em relação às Escrituras. Por isso, afirmo que Weber, diferente de Marx, propôs o remédio certo para a doença diagnosticada. O problema, era que sua proposta deveria ser aplicada por seres humanos falhos, que, em toda e qualquer ciência e filosofia, misturam o que foi adquirido no fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, trabalhando sempre para satisfazer o seu id, seu ego e seu superego.

Dessa forma, os capitalistas decidiram que seres humanos faziam parte dos “bens materiais”, que se fossem atraídos pela fome, melhor seria, pois assim era mais fácil controlá-los, e que administração e justiça não podiam ser combinados. Ainda hoje, vemos políticos dizendo que é melhor estar empregado sem direitos trabalhistas, que desempregados. O capitalismo que Weber concebeu dizia que não dá para separar justiça social do ganho de capital.

Em consequência disso, o capitalismo descartou toda a justiça social proposta pela Bíblia e, onde ainda encontramos algum tipo de humanitarismo em países capitalistas, é porque leis controlam a voracidade dos donos do capital. É por isso, que os países mais justos, adotaram uma forma de social democracia, de maneira que o mercado seja livre, mas controlado.

Todo socialismo está fadado ao insucesso, pois foi concebido de forma errônea. Todo capitalismo está fadado ao insucesso, pois foi e será sempre, aplicado de forma equivocada. Aguardamos o Reino do Nosso Senhor Jesus Cristo, onde o capitalismo não encontra espaço e não há lugar para o socialismo.

 

 

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.